Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

TIRE PODER A TUDO QUE PERTURBE A SUA MENTE

21-02-2017

Se quisermos nos libertar dos pensamentos negativos o primeiro passo é aprender a reconhecê-los e transformá-los para que, em vez de nos paralisar, eles possam ajudar-nos a avançar.


https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/QH3bhRoHqEHTHxFD5KKfXw--/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjtzbT0xO3c9ODAw/http://media.zenfs.com/en-US/homerun/dr_oz_the_good_life_622/ab2fe554b987fc575018c437b8a028f7

 

A sua paz interior não é negociável. Por isso, é necessário que comecemos a “economizar” e a manter na nossa vida apenas o que é importante. É preciso enfraquecer e tirar o poder de tudo aquilo que nos faz mal e que perturba a nossa mente.


Assim como costumamos dizer, em algumas ocasiões, não há pior inimigo do que você mesmo, e não existem piores torturadores do que nossos próprios pensamentos. Aqueles que nos lembram, uma e outra vez, dos erros de ontem. Os que trazem a sombra dos medos e impedem o nosso crescimento pessoal.


Na vida temos de andar leves. Quanto menos cargas você tiver na sua mente e coração, mais leve você avançará por seu ciclo vital. Porque tudo o que o incomoda ou preocupa faz com que você se torne um prisioneiro. Por isso, hoje vamos ensinar três formas através das quais você pode tirar o poder de tudo o que perturba a sua mente.

 


    Aprender a Ser Consciente dos Pensamentos Perturbadores


A mente humana pode chegar a ser um espaço tão complexo quanto desconhecido. Nela, habitam as nossas experiências e a atribuição que nós demos a elas. Em certos momentos, estas atribuições não são as mais adequadas (se uma pessoa me abandona, por exemplo, atribuo a a culpa a mim mesmo, ou porque não sou atraente ou porque não sou interessante o suficiente).


Temos que avaliar de forma minuciosa o que há por trás destes pensamentos que todos os dias limitam a nossa paz interior e o nosso equilíbrio. Para fazer isso, devemos levar em conta os seguintes conselhos:


- Ofereça todos os dias algumas horas a si mesmo para descansar e pensar.


- Pegue numa folha de papel em branco e, através de várias palavras, tente descrever como você se sente: irritado, incomodado, com raiva, solidão, ameaçado, com medo…


- Uma vez que estas emoções são colocadas fora, é o momento de ver o que há por trás delas:
    - Por que sinto raiva? Porque esta pessoa me traiu.
    - Por que sinto medo? Porque temo que me deixem de parte.


Agora é o momento de dar a resposta a estes pensamentos e decidir o que você pode fazer para resolvê-los.

 


    A Mente Precisa Estar Livre de Emoções Negativas


Uma mente tranquila é reflexo de saúde. Isso é algo que devemos levar em conta desde o começo, porque se cairmos no lado da preocupação contínua, da raiva ou da tristeza, iremos adoecer com bastante facilidade.


Aprenda a perdoar e a deixar ir - A necessidade de perdoar é vital no nosso dia a dia por uma única razão: permite que nos libertemos. Sabemos que é difícil, sabemos que dói, mas uma vez que você perdoe e deixe ir, o seu interior irá se tornar bastante mais calmo.


Transforme os pensamentos negativos em positivos - Há momentos em que os nossos pensamentos recorrentes têm um claro componente negativo: não posso, não mereço, para mim não vai dar certo, já é tarde demais.


Vale a pena fazer um esforço para transformar cada pensamento negativo num positivo: Sim, EU POSSO, e sim, EU MEREÇO.


Desative os pensamentos obsessivos e troque-os por novas ideias - Há momentos em que um medo interno se transforma em algo obsessivo. Pensemos, por exemplo, nas pessoas que tendem a ficar obcecadas pelo fato de que os seus parceiros não as querem o suficiente. Este tipo de obsessão leva-nos a desenvolver novos medos e a trazer a infelicidade tanto para nós mesmos quanto para os demais.


Vale a pena desviar estas obsessões para outros focos de interesse: focarmos em sermos felizes, em cuidarmos de nós mesmos. Se você for feliz, fará os outros felizes também.

 


    Os Pesos da Mente Resolvem-se com Mudanças


Pense na sua mente como se fosse um quarto. Há épocas da nossa vida nas quais, sejam quais forem as razões, fechamos todas as janelas e mantemos este cômodo escuro, sem que entre ar.


Dia após dia a atmosfera será intoxicada e, com ela, nós também. Não vemos novas perspectivas, não entra uma brisa fresca, aquela que nos oferece oxigênio e fragrâncias purificadoras.


É necessário “abrir a mente” e, para fazer isso, para nos livrarmos desta escuridão que cobre a nossa mente, é preciso fazer mudanças. Fazer com que este quarto se transforme num palácio de paz cheio de portas e janelas para novas oportunidades.


Se você estiver limitado, seja por outras pessoas ou por uma determinada situação, atreva-se a mudar, a sair dessa realidade.


- Um dos piores inimigos da mente é a rotina. O fato de fazer todos os dias a mesma coisa. Tente fazer com que em cada dia exista algo diferente e novo.


- Conheça pessoas diferentes, deixe que o mundo se abra para você através de novas experiências, pensamentos e sensações.


- Evite estar em casa durante muito tempo. Saia para caminhar, inscreva-se em cursos, passe um tempo com as suas amizades.


- Desenvolva um interesse por novas coisas, todos os dias.


- Seja crítico. Tenha a sua própria opinião sobre as coisas e nunca se canse de aprender, de ler, de experimentar.


A mente necessita ser livre, precisa abrir as suas janelas para que tudo o que é tóxico se vá e, com isso, as preocupações. A sua saúde física e emocional irá notar se você colocar estes conselhos em prática.

 
 
 
 

fonte: Adaptado de: "Lifestyle SAPO"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.